top of page

ÁGUA: O LÍQUIDO DA VIDA QUE ESTÁ MORRENDO

     A água é o principal componente dos seres vivos e o corpo humano é formado por cerca de 70% de água. A substância está presente em líquidos orgânicos como o sangue e, sem ela, o organismo só funciona por alguns dias. A perda corporal de 10% de água provoca danos graves, e a perda de 20% do líquido vital pode levar à morte. A água também é muito importante na irrigação de campos agrícolas. Para suprir a sua necessidade de alimentos, o homem cultiva cereais e cria gados, o que exige água para irrigar os campos de pasto, saciar a sede dos animais e fazer com que os alimentos cresçam.

     A evaporação da água doce das principais fontes hídricas, como os rios, lagos, represas e açudes, é importante para a formação de chuvas e da umidade do ar. Apenas uma pequena quantidade de água está disponível para os seres vivos, pois grande parte está nos oceanos ou congelada. Além disso, a distribuição deste líquido vital não é feita de forma regular, de modo que ele é escasso em algumas regiões do planeta Terra.

Existe ainda outro problema: a poluição das águas. Com o crescimento populacional e o mau uso deste recurso natural, a água tem sido desperdiçada e poluída por pesticidas, esgotos, lixo e produtos químicos tóxicos, reduzindo ainda mais a porcentagem de água disponível para todos os seres vivos.

      Usar a água de maneira sustentável é uma preocupação de uma sociedade responsável e, para evitar o desperdício deste bem natural, cada um de nós pode tomar certas medidas, como tomar banhos rápidos, fechar bem as torneiras, reaproveitar a água de cozimentos de alimentos para regar as plantas do jardim, dentre outras.

bottom of page